Blog
Dicas
Como Otimizar Seus Estudos em EAD

Como Otimizar Seus Estudos em EAD

A possibilidade de alinhar tecnologia à educação é uma quebra de paradigmas e uma inovação que chegou para ficar! 

Poder estudar sem sair de casa, e economizar em uma graduação ou formação a distância, e principalmente, ter acesso infinito a conteúdos através da internet, é algo revolucionário e empolgante.

O que é EAD?

EAD, segundo uma definição presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005, que trata sobre a Legislação de Educação a Distância, é um formato educacional no qual os meios de informação, tecnologia e comunicação fazem a intermediação entre o didático e o pedagógico durante o percurso de aprendizagem.

Com o crescimento domercado EAD percebe-se uma preocupação maior na produção de conteúdos dinâmicos e significativos, e plataformas e recursos tecnológicos mais inovadores e avançados, em que os atores deste cenário (educadores e alunos) realizam atividades de cooperação para a expansão do processo de ensino-aprendizagem, ainda que em tempos e lugares distintos.

Porém, para um aluno ter sucesso no ensino à distância é necessária muita dedicação e força de vontade para que o resultado do conhecimento adquirido seja o melhor possível.

Confira algumas dicas que separamos que poderão auxiliar quem está iniciando um curso em EAD ou esteja pretendendo começar, mas tem receio das dificuldades que venham a surgir:

 

#Dica1 – Tenha foco

Um dos principais desafios da metodologia EAD para o aluno é estabelecer regras e horários fixos destinados ao estudo, criando uma rotina, sem perder o foco no seu principal objetivo.

Uma dica é aplicar a técnica do mise-en-place, ou tudo em seu lugar, utilizada por muitos chefs de cozinha famosos. Essa técnica ensina que antes de começar a cozinhar, todos os ingredientes devem estar preparados (limpos, cortados, descascados, ralados, medidos, e etc) e os equipamentos (potes, panelas, colheres, facas, etc) separados. Isso permite que o chef identifique ingredientes ou equipamentos em falta com antecedência, comece preparações complexas no tempo certo sem atrasar a refeição, além de agrupá-los para que a preparação aconteça eficientemente e com menos bagunça.

Saindo da cozinha e trazendo para o mundo do ensino-aprendizagem podemos aplicar a mesma lógica: para ser mais produtivo em seus estudos é necessário deixar todo o ambiente de estudo, assim como também os materiais, prontos e ao alcance antes de iniciá-lo. Isso vai gerar um hábito e ajudará a otimizar o tempo dedicado aos estudos.

 

#Dica2 – Seja disciplinado, organize seu tempo! 

Organize em uma agenda, ou faça uma planilha com seus horários e tarefas diárias correspondentes às atividades do dia, estipulando um tempo para cada exercício e conteúdo a ser estudado. Definir prazos para si mesmo desenvolve uma maior disciplina nas execuções de seus compromissos, e com certeza, isso te trará outros benefícios, não só acadêmicos como também pessoais.

Por isso, uma dica é montar um cronograma com datas por módulos ou disciplinas a serem estudadas. Você pode, por exemplo, utilizar um app de calendário como o Google Calendar.

 

#Dica3 – Crie um ambiente de estudos adequado!

Montar seu espaço de estudo no meio da sala de jantar, simplesmente trazendo seu notebook e uma pasta com seus materiais na hora de estudar não vai dar certo.

O seu ambiente de estudos tem que ser um lugar todo seu e que, de preferência, não seja dividido com outros. O ideal é separar um local que lhe permita ter privacidade, longe de televisões e outros focos de desatenção. Procure organizar esse ambiente deixando-o agradável e limpo, opte por um espaço ventilado e claro.

Escolha uma cadeira confortável e fique atento se a mesa está na altura correta, sua coluna agradece!

 

#Dica4 – Seja curioso!

Amplie seus conhecimentos e não se limite apenas ao conteúdo programático ofertado pelo curso. Busque informações que complementem o material disponibilizado, esteja sempre informado sobre tudo no que diz respeito ao curso e tema que você escolheu.

 

#Dica5 – Tire suas dúvidas! 

Em um curso a distância, assim como em salas de aulas presenciais, dúvidas surgirão...então pergunte! Alguns cursos e faculdades, disponibilizammomentos on line e ao vivo do tipo webinars ou espaços para discussões em fóruns.

Se você não entendeu algum conteúdo de forma clara ou se alguma dúvida surgiu durante os estudos, aproveite esses recursos para elencar seus questionamentos e utilize esses momentos de forma produtiva. Algumas organizações disponibilizam, inclusive, tutores online durante quase todo o dia ou durante determinados períodos.Procure se informar a respeito dos horários ofertados e use e abuse das ferramentas disponíveis para comunicação com seu tutor.

 

#Dica6 – Nunca deixe para a última hora

Deixar para depois é um dos erros mais comuns de quem estuda à distância. Atente para o fato que não há como prever quando vai chover e se a internet vai cair ou se vai faltar energia, mas você pode prever suas ações organizando seu horário de estudos e seguindo o cronograma elaborado.

Por isso, não deixe para o último dia a realização daquele exercício que é pré-requisito para a conclusão do curso.

 

#Dica7 – Teste seus conhecimentos

Faça simulados, provas e interaja com outros alunos formando grupos de estudo. Colocar em prática os conceitos estudados é a melhor forma de memorizar e aprender.

Conheça a sua sala de aula online por inteiro para desfrutar de todos os recursos ofertados. Aproveite seu tempo de estudo e encontre a melhor forma de enriquecer sua formação profissional.

 

Resumindo:

Checklist: Como otimizar meus estudos em EAD e ter sucesso:

  1. Tenha foco
  2. Organize seu tempo!
  3. Crie um ambiente de estudos adequado!
  4. Seja curioso!
  5. Tire suas dúvidas!
  6. Nunca deixe para a última hora
  7. Teste seus conhecimentos

Aos poucos, com as conquistas ao longo do caminho, você irá perceber que essas dicas simples irão te ajudar a alcançar sucesso nos seus estudos. Seja esforçado, disciplinado e dedique-se: o SUCESSO está ao seu alcance!

27 / Mar / 2019
por Adriana Soares (Elore Tecnologia em Educação)

Comente esta publicação