Blog
Atualidades
5 dicas de especialização para o profissional de mineração

5 dicas de especialização para o profissional de mineração

A mineração ocupa um grande espaço na economia brasileira, sendo considerada inclusive um setor básico do país. Configurando-se como uma área diversificada, realizar um único curso não proporciona para o profissional aptidão para se desenvolver em todo o setor.

 

O profissional que tem como objetivo o crescimento na sua carreira deve se especializar ao longo dos anos e com isso, adquirir mais conhecimento e se tornar mais atrativo aos olhos do mercado.

 

Confira a seguir 5 dicas de especializações na área de mineração e entenda qual o direcionamento profissional de cada um!
 

Especialista em Estudos de Impacto e Licenciamento Ambiental

 

O curso tem como objetivo a formação dos profissionais de nível superior que atuam em organizações da sociedade civil, na gestão de recursos naturais, nos processos de licenciamento e avaliação dos estudos de impacto ambiental da área de mineração. A especialização foca na perspectiva que assegure a sustentabilidade ambiental e os diferentes direitos dos segmentos sociais envolvidos.

 

Para realizar a especialização é necessário que o profissional tenha formação prévia em pelo menos um dos seguintes cursos: Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, as Engenharias de modo geral, Mineração, Geologia, Geografia, entre outros cursos que atuem na gestão de recursos naturais e que tenham foco na elaboração e avaliação de estudos de impacto ambiental.

 

Beneficiamento Mineral

 

A especialização em beneficiamento mineral prepara o profissional para lidar com as operações fundamentais no preparo do bem mineral, tornando-o adequado à utilização futura pelas indústrias metalúrgicas e afins.

 

O beneficiamento tem como objetivo separar o material valioso contido no mineral, retirando o que não possui utilidade que são as chamadas impurezas. Estas são também conhecidas por gangas, que é um termo do vocabulário de mineração.

 

A capacitação dos profissionais durante a especialização aumenta a percepção e entendimento dos fenômenos que afetam o manuseio de minérios, fazendo com que sejam aptos a identificar oportunidades de melhorias do processo produtivo, tornando-os cada vez mais atraentes para o mercado de mineração.

 

O curso é direcionado para engenheiros, analistas e gestores que atuam com mineração e operação de minas.

 

Lavra de Minas a Céu Aberto

 

A especialização em Lavras de Minas a Céu Aberto, ao contrário das anteriores, é mais específica, sendo direcionada para profissionais que exercem atividades voltadas especificamente a essa área.

 

O curso proporciona habilidades e aptidões para que os profissionais possam procurar as melhores soluções na lavra de recursos minerais. O ensino é direcionado para a aplicação de conhecimentos tecnológicos para a obtenção de minérios com alta produtividade e custos competitivos com outras empresas do mercado.

 

O especialista em Lavras de Minas a Céu Aberto se forma em nível de Pós-Graduação Lato Sensu em metodologias e processos de lavras com foco na redução de custos de produção e na proteção ambiental.

 

Geologia de Minas

 

Visando capacitar e reciclar profissionais para atuarem em diversas áreas da mineração, a especialização em Geologia prepara o profissional para trabalhar a caracterização geológica de frentes de lavra, avaliar e gerir projetos de mineração, mineração social e controle ambiental de mineração.

 

O curso é voltado para os profissionais que desejam ocupar cargos e funções estratégicas, de decisão, gerência, acompanhamento e avaliação de planos, projetos e programas de gestão de recursos naturais.

 

Inglês Técnico para Mineração

 

Para quem atua na área de mineração um curso de grande importância é o de Inglês Técnico. Essa especialização torna o profissional apto para as demandas do dia a dia da empresa, além de facilitar a resolução de problemas que surgirem em reuniões e negociações internacionais.

 

A especialização capacita também o profissional a usar de forma prática o vocabulário da área de mineração, aplicar a gramática mais facilmente e a redigir textos de maneira mais simples.

 

O curso é direcionado para a área de mineração e afins, podendo ser feito por profissionais formados em áreas correlatas como engenheiros metalúrgicos, mecânicos, químicos e ambientais, geólogos, geotécnicos, gerentes de projetos, estudantes de níveis técnicos e de graduação, interessados na área de mineração, e é oferecido pelo Mining Tips.

 

Veja o post: A importância do Inglês Técnico para a área de mineração e se intere ainda mais sobre o assunto!

 

Comece já a se especializar na área de mineração e conquiste seu espaço no mercado. Conheça o Curso de Inglês Técnico Mining Tips!

 

A especialização oferece oportunidades para aprimorar os conhecimentos da língua inglesa de forma técnica e prática. O curso de Inglês Técnico contém 6 módulos com procedimentos relacionados a contextualização e redação técnica, além da gramática prática que é abordada em cada temática, conforme a seguinte grade curricular:
 

Módulo 01: Visão Geral e Exploração Mineral

Módulo 02: Geologia e Mina

Módulo 03: Beneficiamento Mineral

Módulo 04: Logística do Minério e dos Resíduos

Módulo 05: Saúde & Segurança, Meio Ambiente e Comunidades

Módulo 06: Fechamento de Mina e Material Bônus


A especialização do Curso de Inglês Técnico Mining Tips foi pensada especialmente em profissionais ligados a área de mineração. Inscreva-se e comece a preparar o seu futuro!

14 / Dez / 2018
Mining Tips

Comente esta publicação